quarta-feira, abril 06, 2011

Lições do João de Barro...

 
 foto/internet

Matéria-prima

Tudo começa com a coleta da matéria-prima. Além de barro úmido, retirado do solo, a ave, cujo nome científico é Furnarius rufus, usa esterco misturado a palha. 

A casa é construída em conjunto pelo macho e pela fêmea, que chegam a fazer centenas de viagens no transporte do material. Galhos de árvores, postes e beiradas de casas são os locais preferidos pelo joão-de-barro para instalar seu ninho, que, em geral, tem formato esférico e cerca de 30 centímetros de diâmetro.

 Para construir as paredes (de 5 centímetros de espessura), o casal amassa as bolas de barro com os bicos e os pés. Uma engenhosidade do ninho é a divisão em dois cômodos. 

O acesso ao primeiro se dá pela porta, feita na medida para que a ave entre sem precisar se abaixar. A câmara mais interna, forrada com penas, pelos e musgo, serve para a postura de ovos e acomodação dos filhotes, que ficam a salvo de predadores.

Outra peculiaridade da casa é a localização da porta de entrada, estrategicamente posicionada na direção contrária à chuva e ao vento. Até hoje os ornitólogos (estudiosos das aves) não sabem como o joão-de-barro desenvolveu essa habilidade, que o mantém protegido das intempéries. 

Após cerca de duas semanas, o ninho fica pronto e a fêmea põe seus ovos. Inexplicavelmente, depois de tanta ralação, o casal só usa o “cafofo” por um ano, período em que tem até quatro ninhadas. Em seguida, a dupla abandona o lar e começa a construção de um novo! Isso que é gostar de trabalhar!
Fonte:Patrícia Brasileiro - Bio Mundi

3 comentários:

Hellen Louz disse...

Adoro o exemplo deles,mas antigamente acreditavam que o joão de barro prendia a fêmea dentro da casinha qdo ela o traia.. nada a ver!! Mito!
Gostei do teu blog!
Estou te seguindo, espero que siga o meu:
atividadedavida.blogspot.com
Abraços!

ANTONIO NAHUD disse...

Gostei muito do seu blog. Quem é o autor da tela "Catavento de Borboletas"? Fantástica!
Abraços,

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

Anônimo disse...

"alargar os nossos horizontes".
A minha proposta é exatamente esta!