sexta-feira, janeiro 21, 2011

Iniciando as pesquisas sobre Paralisia Cerebral em crianças

Benefícios para a coordenação motora, o equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório são alguns dos resultados obtidos com a "Wiireabilitação", fisioterapia que utiliza o console de videogame Wii da Nintendo. A inovadora terapia foi apresentada pela fisioterapeuta Fabiana Wachholz, do Rio Grande do Sul, neste sábado (28) durante o Criança 2010 – III Congresso de Especialidades Pediátricas, que acontece até o dia 31 em Curitiba.
Fabiana disse que a Wiireabilitação é uma ferramenta a mais no processo normal de reabilitação dos pacientes. “O ritmo maçante da fisioterapia normal fazia com que houvesse o risco de a criança não querer mais frequentar a terapia”. Segundo ela, utilizando o Wii nos últimos 15 ou 20 minutos da sessão, a criança faz os exercícios normais de fisioterapia, esperando para jogar o videogame no fim. “Para quem trabalha com crianças com doenças crônicas, um benefício importantíssimo é a adesão do paciente ao tratamento”, justifica a fisioterapeuta.

"A ideia de usar o Wii surgiu através da busca por inovações para a reabilitação das crianças. “Na época começamos a procurar, ver o que tinha de diferente, e vi que o Wii estava sendo utilizado da reabilitação dos pacientes. Esperamos um pouco e, a partir de 2007, começamos a utilizar o videogame”, conta Fabiana."

Nenhum comentário: