quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Onde jogar o velho computador?

Um dado que surpreendeu a ministra foi obtido por meio de uma pesquisa realizada no final do mês passado pelo MMA. Conforme o levantamento realizado em 11 capitais brasileiras, 17% do lixo eletrônico é armazenado nas residências do País porque os cidadãos não sabem o que fazer com ele. "A solução para o lixo não depende apenas do setor produtivo, mas também do governo e da sociedade", afirmou Izabella. "Falamos anos durante os direitos dos consumidores, chegou a hora de falarmos também dos deveres",

Um comentário:

Vera Lee disse...

Até que a Política dos Resíduos Sólidos seja regulamentada, deve haver um trabalho de conscientização do usuário de tecnologia sobre a correta destinação do lixo eletrônico. Atualmente, algumas operadoras de telefonia e fabricantes de computadores estão promovendo programas de descarte de lixo eletrônico, mas ainda não se definiu como as empresas vão ajustar a coleta e reciclagem às novas regras.

No País ainda não existem fábricas que façam o processamento dos metais encontrados nos eletrônicos, como cobre, prata, ouro e paládio. Por isso as empresas brasileiras têm de fechar parcerias com grupos que fazem o processo no exterior.