quarta-feira, março 02, 2011

Banana pode ser a solução!


Já sabemos que o óleo de banana serve pra tirar esmalte. Agora uma pesquisa mostrou que a parte “mais descartável” da banana pode ajudar a despoluir os rios.
A pesquisa da doutorando em química Milena Boniolo levantou dados mostrando que, só na Grande São Paulo, os restaurantes jogam cerca de 4 toneladas de cascas no lixo, por semana. A partir disso ela procurou algo que poderia ser feito com essas cascas e viu a possibilidade delas serem utilizadas para despoluir a água que contenha metais pesados.
Como? Simples: Aprendemos que, ao menos na química, os opostos se atraem e a casca possui moléculas carregadas negativamente, já os metais pesados tem carga positiva. Então, quando a casca é colocada na água os metais são atraídos pra junto dela.
Pra isso acontecer a casca precisa passar por um processo preparador: Em uma assadeira, as cascas ficam expostas ao sol por, mais ou menos, uma semana. Depois são trituradas e, aí sim, essa “farofa” é jogada na água.
A pesquisadora diz que são necessárias 5 mg da tal “farofa” pra despoluir 100 ml de água. O processo deve ser repetido algumas vezes para chegar ao nível mais alto de limpeza.
Essa pesquisa está procurando patrocínio para ser produzida em grande escala.
Postar um comentário