sábado, maio 07, 2011

ESA - Observing the Earth

Imagens de satélite quase em tempo real 
Agência FAPESP - 05/05/2011
M31: The Andromeda Galaxy Credit & Copyright: Robert Gendler (robgendlerastropics.com) 
Envisat
Desde 2006, a Agência Espacial Europeia (ESA) tem disponibilizado na internet imagens de satélite para cientistas e outros interessados em visualizar a Terra ou avaliar alterações promovidas pelas mudanças climáticas.
Agora, a ESA acaba de adicionar mais 13 mil imagens feitas por radar ao serviço, ampliando as possibilidades de visualização quase em tempo real.

Denominado Miravi, o serviço produz imagens a partir de dados enviados por instrumentos a bordo do satélite Envisat.
As imagens são publicadas gratuitamente na internet apenas duas horas após os dados terem sido recebidos.
"Estamos muito satisfeitos com o número de pessoas que usam o Miravi para explorar nosso planeta. Esse entusiasmo nos levou a oferecer novas imagens que possibilitam diferentes tipos de informação", disse Volker Liebig, diretor de Observação Terrestre da ESA.
Eventos naturais ou não
O Miravi fornecia imagens que permitiam acompanhar eventos naturais em andamento, como erupções vulcânicas.
Com a adição das novas imagens feitas a partir do radar do Envisat, passa a ser possível observar outros tipos de eventos, como enchentes, deslocamento de icebergs ou derramamento de óleo no mar.
Esses novos eventos são possíveis de visualizar porque o radar consegue levar à produção de imagens mesmo à noite ou quando o céu estiver coberto de nuvens. Também é sensível à variação na superfície da água causada por derramamentos no mar.
Mais informações podem ser obtidas no endereço www.esa.int/miravi.

Nenhum comentário: