domingo, julho 31, 2011

Construções novas de Niterói terão que fazer reciclagem de água

| Jornal O Fluminense
As novas edificações públicas e privadas de Niterói, que tiverem mais de 500 metros quadrados, terão que ter a partir de agora o reuso da água.
Os novos prédios deverão implantar sistemas para a reciclagem das “águas cinzas” – utilizadas nos chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques e máquinas de lavar. A determinação consta na lei nº 2856, sancionada nesta terça-feira pelo prefeito Jorge Roberto Silveira.
O objetivo da proposta é induzir o uso racional da água, mas os condomínios também saem ganhando, pois a medida vai diminuir consideravelmente a conta d’água.
A nova norma, de autoria do vereador Paulo Bagueira, presidente da Câmara, estende obrigações da lei municipal 2630, de 7 de janeiro de 2009, que trata do reaproveitamento da água das chuvas. Para o prefeito Jorge Roberto Silveira, com a implantação de novos sistemas de reciclagem de água, Niterói está cada vez mais no rumo da sustentabilidade. “Tenho o maior empenho em avançar nas questões ambientais, sobretudo nas que sejam inovadoras como esta”, declarou Jorge Roberto.
A Prefeitura explica que a lei só trata de novas edificações porque obras de adaptação para este tipo de sistema são caras e muito complicadas. E, segundo o Executivo, a diminuição na conta d’água em locais que contam com o método chega a 60%.

2 comentários:

Vera Lee disse...

Que seja um exemplo para que outras cidades sigam e implantem o mais breve possível esse sistema, que não resolve o problema com o desperdicio totalmente, mas é um passo importante e seguro rumo ao aproveitamento cada vez melhor de nossa água tão preciosa!

Lucas Adonai disse...

Uma boa iniciativa ;d