sexta-feira, julho 15, 2011

*** Meus Caminhos Sustentáveis ***


Em quase dois anos que tenho esse blog, e digamos a pouco mais de um ano que resolvi utilizar o potencial  latente que fervia para que eu me movimentasse na direção do mais natural possível. E o caminho a seguir para iniciar esse processo de extravasamento e comunhão de ideais foi a ferramenta  inquestionável que é a internet em nossa luta por um mundo melhor, em todos sentidos, quando como um povo e como um todo, nos conscientizarmos numa escala maior, da força que temos como instrumento de mudança e direcionamento de nosso bairro, nossa cidade, nosso estado, pais... nosso planeta.
Acho que chega uma hora que o ser para e pensa:  Afinal, qual é a minha opção de vida? - Dai tem "zilhões" de possibilidades , mas geralmente não vemos mais que algumas poucas opções, pois nossa visão abrange menos que 90 dos 360º que poderá vir a se desenvolver, como pura evolução natural. A planta cresce em direção ao Sol, e nós crescemos em direção à Luz.
Nossa "miopia" eventual no quesito reaproveitamento dos recursos naturais é secular e hábitos antigos demoram a se renovar, mas os ares são muito favoráveis a esse tipo de renovação de atitudes. O que fazemos em prol da natureza, fazemos em prol de nós mesmos e daqueles que nos cercam, estejam ou não diretamente relacionados a nós. Estamos todos interligados, vivemos no mesmo planeta "Mãe" e somos todos dependentes de que ela esteja protegida em seu direito de existir com toda essa vida que ela sustenta com esses mesmos recursos que nós temos tanto abusado.
É  isso, obter esse tipo de habilidade de viver o melhor possível consigo mesmo e com a natureza que nos cerca,  independe de misticismo, pois a própria ciência vai desvendando aos poucos os "mistérios" do cérebro e do corpo humano, células e suas aplicações na vida humana, inclusive na cura de doenças as mais variadas e um olhar mais profundo sobre a medicina oriental, que trata o ser como um todo e não só os sintomas. Essa fusão que paulatinamente vem se manifestando , vejo de forma a beneficiar a forma de tratar doenças e disturbios em geral de forma mais eficaz com o uso da acupuntura, por exemplo, já bem utilizado nos hospitais publicos da cidade de SP e estudado no centro de acupuntura HC FMUSP [agência Usp de noticias]. Prefiro pensar que podemos evoluir muito em pouco tempo, diante da diversidade que temos ao nosso alcance em termos de conhecimento e possibilidade prática.
Podemos notar, por exemplo, uma maior atenção aos ciclistas e às ciclovias como opção saudável para o transito e para a poluição da cidade. Quanto mais investimentos nessa forma de locomoção, mais pessoas certamente irão aderindo, pois muitos não optam pela bicicleta por receio de se expor e as estatísticas não são nada a favor de ciclistas! Mas tem sido tomadas algumas ações que podem gerar frutos muito proveitosos para os que curtem uma bike.E tantas outras atitudes, ações, em favor do verde, da natureza, da saúde que podem vir a ser tomadas.
Nesses  10.000 acessos que tive até agora, quero muito comemorar e agradecer a todos os que visitaram, visitam e visitarão esse blog, que tem intenção de ser mais uma ferramenta a serviço da sustentabilidade do planeta, de ser mais um meio de estar plugado no que há de mais atual em termos de reciclagem, movimentos sustentáveis em geral e todo assunto que abrange a vida cotidiana e que tenha algo a agregar ao conhecimento  e curiosidades que nos tragam aprendizado e sejam agradáveis à diversidade de gostos. 
É o meu protesto, a minha chamada, o meu recanto querido e falo de experiência própria, que ter hábitos sustentáveis é uma questão de educação, exemplo e boa vontade.
Obrigado a todos.
Vera Lee.
Postar um comentário