terça-feira, março 20, 2012

Nova “desimpressora” a laser permite reutilização de papel


Engenheiros da Universidade de Cambridge criaram uma “desimpressora” que permite reutilizar o papel que já estava com tinta.
O método envolve o uso de rápidas aplicações de laser para apagar as palavras e imagens, aquecendo o material impresso até o ponto que ele vaporiza. Os pesquisadores dizem que o aparelho funciona com papeis e tintas comuns, e acaba sendo mais ecológico do que a reciclagem.
Porém, mais pesquisa ainda é necessária para que o produto seja disponibilizado no mercado. “Quando você usa o laser, ele atinge a fina camada de tinta e aquece até o ponto que ela vaporiza”, afirma o líder do estudo, David Leal-Ayala.
A Toshiba já vende uma impressora que apaga a tinta, mas a máquina depende de sua própria tinta especial para funcionar.

Pulsos verde
 Os engenheiros testaram uma série de lasers ultravioletas, infravermelhos e visíveis, com velocidades diferentes. No fim, o melhor foi o laser verde, com uma duração de quatro bilionésimos de segundo.
De acordo com eles, o papel ficou sem nenhum dano e “comparável a um em branco, novo”. Um sistema de extração de gases foi usado para capturar nanopartículas e gases que poderiam prejudicar o processo.
Substituindo a reciclagem
Os pesquisadores acreditam que a reciclagem ainda vai ser um processo mais barato, mas o preço do equipamento deve diminuir conforme a produção aumentar.
“Quando você recicla o papel, usa muitas fontes”, afirma Leal-Ayala. “Você usa eletricidade, água e químicos, e o único motivo pelo qual você não reutiliza o papel é porque a tinta está nele”.
Se o papel continua em boas condições, porque utilizar um processo tão longo como a reciclagem? [BBC]

4 comentários:

Anônimo disse...

super interessante, mas me fez pensar que o papel vai acabar pegando fogo, ou que de certa foma tenha um limite de reimpressões

Blog UaiMeu! disse...

Eu não sei como n tinham inventado isso ainda.

Helena disse...

Adorei! Seguindo já, bjs

http://valeapena-helena.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Olá tudo bem? Fico muito feliz por saber que há pessoas como você que gosta de meu blog, fiquei feliz ao ver sua postagem em uma comunidade. Seu blog é muito bonito e cada detalhe é muito desenvolvido. Parabéns pelo blog e continue assim, estou seguindo você!

Senhor dos Ventos