quinta-feira, maio 31, 2012

Bicicleta voadora elétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2012
Bicicleta voadora
O ocupante poderá até pedalar se quiser, mas a energia para fazer a bicicleta voar virá de baterias. [Imagem: Technodat]


Camicleta

Em uma série de grande audiência na TV brasileira nos anos 1970, os heróis Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) percorriam o país em busca da realização do seu sonho: a construção de uma bicicleta voadora.
Eles nunca conseguiram voar em seu aparelho, mas os fãs da série agora podem se deleitar com um projeto com maiores possibilidades de realização.
Um consórcio formado por três empresas tchecas apresentou o conceito de uma bicicleta elétrica voadora, que a empresa planeja construir para entretenimento.
Segundo os projetistas, a bicicleta voadora será capaz de fazer voos curtos, a uma altura máxima de cinco metros.
A segurança será garantida desde que o voo seja feito "longe de cabos elétricos".

Bicicleta voadora
A bicicleta elétrica voadora terá uma potência de 47 kW. [Imagem: Technodat]

Bicicleta elétrica voadora

O projeto prevê uma potência de 47 kW, o que seria suficiente para levantar um ocupante de até 170 quilogramas.
Um ocupante que poderá até pedalar se quiser, mas a energia virá de baterias, que movimentarão os quatro rotores por um período entre 3 e 5 minutos, a uma velocidade de até 50 km/h.
A bicicleta mede 3,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 1,2 metros de altura, e deverá pesar algo próximo dos 85 quilogramas.

Bicicleta voadora
O primeiro protótipo deverá estar pronto até Setembro. [Imagem: Technodat]

Protótipo

O primeiro protótipo da bicicleta voadora, que ainda está em construção, deverá ser apresentado em setembro durante uma feira de equipamentos na República Tcheca.
O consórcio reúne as empresas Technodat, especializada em projetos e engenharia, Duratec, fabricante de bicicletas, e Evektor, especializada
Postar um comentário