segunda-feira, agosto 27, 2012

Moto Serra do Bem!


Pelo segundo ano consecutivo, a freguesia das Furnas (Açores)vai receber o Festival de
Wood Carving (escultura em madeira com motosserra).

Numa organização do Parque Natural de Ilha de São Miguel  o II Furnas Wood Carving Festival resulta de uma parceria com a A.S. Maia, distribuidor das marcas STIHL e VIKING para São Miguel e o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas. (Os Açores, oficialmente designados por Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autônomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região)

O evento decorre de 27 de Agosto a 2 de Setembro, na margem sul da Lagoa das Furnas,e tem entrada livre para todos os que pretendam apreciar o trabalho de alguns dos mais aclamados nomes internacionais de esculturas em madeira com motosserra.
Durante a manhã o festival decorre das 10 horas às 12 horas, com interrupção de almoço, retomando às 14 horas até às 18 horas. 
O CMIF convida toda a população a visitar o evento que engloba arte, cultura e consciência ambiental, assistindo ao vivo à destreza de alguns escultores que são verdadeiros artistas com a motosserra, transformando madeira em estado de degradação em obras de arte.
O evento que decorre já a partir do dia 27 de Agosto/2012 , agora na segunda edição.
No ano passado esteve nas Furnas o profissional da STIHL e campeão francês de Wood Carving, Emmanuel Courtot, (vídeo) que teve a possibilidade de realizar ao vivo esculturas em madeira feitas com motosserra.
As várias esculturas realizadas no ano passado pelo campeão francês de Wood Carving podem ser vistas atualmente no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas e junto à lagoa.
No ano passado, além das exibições de escultura em madeira decorreram também algumas ações de formação onde foram facultados conhecimentos e técnicas de trabalho mais avançadas tecnologicamente  nomeadamente ao nível de segurança e manutenção de diversos equipamentos moto-manuais, como motosserras, roçadeiras e foices a motor, perfuradores, sopradores, entre outros. Isto de forma a transmitir novos padrões de segurança e elevar a capacidade de intervenção em acções de recuperação ambiental no terreno.
O II Festival de esculturas em madeira com motosserra decorre de 27 de Agosto a 2 de Setembro, com entrada livre, na margem Sul da lagoa das Furnas.

fonte: stihl.pt/emmanuel-acores.aspx / wikipédia

Nenhum comentário: