domingo, setembro 02, 2012

Reciclagem Express!



Máquinas de Reciclagem Portátil

Vejo que estamos próximos de que seja comum cada família ter em sua casa uma ou várias máquinas de reciclagem de materiais. Para isso temos já alguns estudos
É de suma importância que passemos a encarar o lixo gerado pela sociedade como um todo a partir de uma premissa de que é extremamente necessário que voltemos nossa atenção às formas de descarte, à educação ambiental nas escolas, lares, empresas.

São Paulo recicla apenas 1/3 do lixo e no Rio de Janeiro 5%. Busquemos formas e efetuar cada um e nós a sua parte, pois só assim chegaremos num nível maior de controle sobre tanto lixo, pois não há governo que consiga resolver sozinho sem contar com a ajuda e cooperação do povo.
Incentivando a fabricação a baixo custo de máquinas de pequeno porte como essa do vídeo acima

Garrafas de refrigerantes e água mineral PET tem VOLUME SIGNIFICATIVO e incomodo tanto para o transporte quanto para o "descarte pós consumo". Por isso são jogadas no lixo doméstico misturando-se a outros componentes orgânicos e contaminantes que prejudicam a reciclagem. Além disto, são transportadas pela coleta pública regular para os aterros sanitários.

A Pré-Recicladora de Garrafas Pet realiza trabalhos para redução instantânea desse VOLUME (em até 4 vezes) evitando o seu descarte no lixo doméstico. Podem ser instaladas em locais de grande concentração de consumo e descarte (Condomínios, Supermercados, Cooperativas, Associações Comunitárias, Pequenos núcleos de trabalho para geração de renda, etc.).

Durante o processo de Pré-Reciclagem as garrafas PET de refrigerantes e água mineral são cortadas em tiras (permanecem presas ao gargalo para separação por cores) cujos "cortes" correspondem a 50% dos trabalhos realizados por moinhos na reciclagem. Permitem a redução de consumo de água e energia elétrica, na linha de produção de "flakes", equivalente a 50% da utilização na reciclagem convencional.
Permitem o adensamento dos fardos, aumentando o seu peso em até 70%, reduzindo siginificativamente o custo de transporte das garrafas enfardadas.

Os rótulos cortados/aspirados e armazenados poderão ser enviados, também, para reciclagem.
A Pré-Recicladora (PRÉ-PET) processa até 500 garrafas/hora (cerca 25 kg).
Dados de consumo per capita, consumo familiar, consumo por condominios, consumo por regiões e o descarte no lixo das garrafas pet de refrigerantes e água mineral poderão ser encontrados em www.recopet.com.br, projetados para o ano de 2012.

Nenhum comentário: