quinta-feira, dezembro 20, 2012

Super vaso sanitário transforma fezes em eletricidade e fertilizante


Hypecience/Por Bernardo Staut em 27.06.2012 
Na corrida por sistemas energéticos mais sustentáveis, talvez nenhuma tecnologia seja tão “natural” quanto essa. Cientistas de Singapura inventaram um vaso sanitário que transforma as fezes em eletricidade e fertilizante, e ainda economiza cerca de 90% de água.
Para conseguir esse feito, o sistema usa um tipo de descarga a vácuo, parecido com o dos aviões. Os resíduos sólidos são separados dos líquidos, e apenas um litro d’água é necessário para o primeiro tipo, e 200 ml para o segundo. Para você comparar, as descargas atuais usam uma média de quatro a seis litros, independe do que você deixou ali.
Por enquanto o produto está em fase de testes, mas talvez daqui uns três anos você já vai poder sentar em um desses. O foco principal dos cientistas não é a economia de água, mas a proposta de usar os resíduos e alguns resíduos químicos em busca da produção de energia e fertilizantes.
Para conseguir a produção de fertilizantes, a separação do líquido e do sólido permite que componentes como nitrogênio, fósforo e potássio sejam aproveitados. Já no caso energético, os restos sólidos serão colocados em um biorreator, que irá produzir gás metano. Esse pode ser usado em fogões comuns e ser convertido em eletricidade.
O que achou dessa invenção? [ScienceDaily]

Nenhum comentário: