sábado, março 02, 2013

Cientistas do MIT desenvolvem placa solar transparente para tablets

<p>
 O protótipo criado por cientistas do MIT utiliza placas solares transparentes que podem ser instaladas nas telas dos tablets. | Foto: <a href='http://www.flickr.com/photos/12905355@N05/4293966039/sizes/m/in/photostream/' target='_blank'>Photo Giddy/Flickr</a></p>
O protótipo criado por cientistas do MIT utiliza placas solares transparentes que podem ser instaladas nas telas dos tablets. | Foto: Photo Giddy/Flickr 

 Obiquitious

Um novo captador solar promete revolucionar e facilitar ainda mais a vida de quem não vive sem seus gadgets. O protótipo criado por cientistas do MIT utiliza placas solares transparentes que podem ser instaladas nas telas dos tablets.
O invento, chamado de Obiquitious, consegue captar os raios ultravioletas e infravermelhos. A energia já é automaticamente transformada em eletricidade para manter os aparelhos em funcionamento. O grande diferencial deste para os outros modelos é que o sistema pode ser instalado na tela e ainda assim permitir que ele permaneça em uso.
As células fotovoltaicas tradicionais captam a luz na porção visível do espectro, isso faz com que seja impossível elas serem transparentes. No entanto, a Ubiquitous é feita em várias camadas orgânicas, colocadas uma a uma na tela de um tablet, assim é possível ver através da estrutura, conforme explicado por Miles Barr, presidente e diretor de tecnologia da Ubiquitous Energy.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento. Os resultados até o momento são de eficiência energética em 2% e transparência e visibilidade em 70%. No entanto, os cientistas esperam tornar a tecnologia ainda mais eficiente.
O grupo não tem previsão de data para o início da comercialização do equipamento e também ainda não divulgou as projeções quanto ao custo da tecnologia ao consumidor final..
 

Fontes: Com informações do Inhabitat./Redação CicloVivo
Postar um comentário