sábado, janeiro 11, 2014

Móveis biodegradáveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2013
Armário biodegradável vai embora junto com suas roupas velhas
Os materiais de origem natural são prensados, gerando placas similares às de MDF, que podem então ser montadas para produzir qualquer móvel. [Imagem: Sheffield Hallam University]
 
Logo as donas de casa poderão "repaginar" suas casas sem ficar com a consciência pesada em descartar móveis ainda em bom estado.
Matt Harding e Roger Bateman, da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, acabam de demonstrar que é possível fabricar móveis 100% biodegradáveis.
Ao final da vida útil, esses utensílios podem ir para usinas de compostagem, ou se degradar rapidamente se forem para outros locais.
O armário criado pela dupla foi feito inteiramente a partir de linho e de um plástico natural derivado do milho, chamado PLA.
Os materiais de origem natural são prensados, gerando placas similares às de MDF, que podem então ser montadas para produzir qualquer móvel.
Móveis sustentáveis
"Projetos de móveis sustentáveis têm-se centrado no uso de materiais recicláveis, de modo que, quando o produto chega ao fim da sua vida útil, ele pode ser reciclado e transformado em outros produtos.
"Este armário aborda a sustentabilidade de uma maneira completamente diferente, sendo feito com biopolímeros de fontes renováveis. Isto significa que há mais opções para descarte do produto no fim da sua vida útil - ele pode até mesmo ser compostado," confirma Roger.
Os móveis biodegradáveis serão apresentados durante o London Design Festival 2013, que irá até o final de Setembro.
Embora tenham demonstrado que o conceito é factível, os pesquisadores afirmam que ainda não há planos de fabricação dos móveis biodegradáveis em escala industrial.
Postar um comentário