quinta-feira, maio 07, 2015

FingerReader - ouvindo com os dedos!

FingerReader_01
fonte/internet

Anel Inteligente

O Finger Reader é uma espécie de anel inteligente desenvolvido pra auxiliar pessoas com problemas de visão na leitura de textos, sejam eles impressos ou digitais (ipad, kindle, etc)
O dispositivo reconhece o texto apontado e o converte para áudio, em tempo real.
Da mesma forma, o Finger Reader também pode ser usado como ferramenta de tradução de textosEste dispositivo é equipado com uma pequena câmara, usada para digitalizar o texto, que é lido em voz alta à medida que o utilizador desliza as pontas dos dedos pela linha do texto. Enquanto passa o dedo pelas linhas do texto, este anel orienta o utilizador caso esteja no início ou no fim da linha ou quando está numa nova linha, como é descrito no site. O FingerReader detecta, ainda, quando o dedo se afasta da linha de base do texto, através de motores de vibração, ajudando o leitor a ter um movimento recto ao longo da linha.

O FingerReader é um dispositivo de impressão 3D, portátil e permite que pessoas cegas e com deficiência visual possam ler qualquer texto impresso sem que tenha de estar traduzido em braille. Este anel tecnológico tem a vantagem de ler "várias palavras e linhas inteiras de textos".

Apesar de ter sido criado com o principal propósito de ajudar a leitura dos deficientes visuais, o FingerReader poderá vir a ter outras aplicações. O dispositivo pode também destinar-se, como se lê no site, a “pessoas com dislexia, turistas que precisam de tradução, às crianças que aprendem a sua primeira língua ou até mesmo a pessoas em recuperação de trauma cerebral”.
Por enquanto, o FingerReader é um protótipo e encontra-se em desenvolvimento. No site, os criadores referem que é necessário tornar o dispositivo “mais rápido, mais confiável, menor e explorar as aplicações para as pessoas sem deficiência visual”. Só depois está prevista a sua comercialização.

Nenhum comentário: