quinta-feira, março 31, 2011

A Terra não é redondinha?



Na pratica é um planeta cheio de arestas.
Equivale a dizer que sua forma real não é redonda, como todos pensavamos, mas sim Geóide, ou seja, toda marcada por vales, rios, montanhas.
É sabido que nosso planeta é composto por mais da metade de seu volume total por água. Isto é, 98% do nosso planeta é composto de água, entretanto 97% é de água salgada e apenas 1% do volume total desta água é de água doce,ou seja, os mares e oceanos ocupam 3/4 do nosso planeta.
Visto de longe toda essa água pode dar uma visão um tanto “arredondada” à sua superfície “rugosa”, devido aos acidentes geográficos existentes por toda a sua superfície.
Satélites geodésicos foram utilizados para que pudéssemos hoje em dia saber a exata forma de nosso planeta, fazendo mapas exatos e alem dos satélites utilizados, muitas excursões a lugares inóspitos foram necessárias para que hoje em dia tivéssemos a nítida forma capturada pelos estudos e imagens dos satélites.
Pode até parecer apenas uma mera curiosidade o fato da terra ser assim ou assado, mas quanto mais os geofísicos souberem sobre as falhas tectônicas, sobre os vulcões melhor saberemos lidar com os “rompantes” do planeta. Oceanógrafos querem conhecer as correntes marítimas e as suas implicações no clima e a todos interessa saber a exata forma da Terra, para que possamos lidar cada vez melhor com as suas peculiaridades, cada vez com mais conhecimento e devido a essas novas descobertas, o que podemos esperar de todo o sistema ecológico como um todo.

Nenhum comentário: