sexta-feira, abril 08, 2011

Nova pesquisa nos faz refletir mais uma vez sobre os plásticos




"Um estudo britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas de supermercados mostrou que as sacolas plásticas trazem menor impacto ao meio-ambiente que outros tipos de sacolas. O estudo verificou o ciclo de vida de sacolas de algodão, ecobags, sacos de papel e sacolas plásticas tradicionais e o resultado apontou que a proporção de matéria prima usada nas sacolinhas em comparação com as tantas possibilidade de reutilização que elas oferecem as fazem ser mais sustentáveis que os outros tipos de sacola."
Fonte: Plastivida

Devemos estar abertos a tudo e permanecer alertas quanto ao uso correto das sacolinhas, muito embora sejam de material considerado melhor  que outros ainda assim é poluente do meio ambiente em alto grau. Ela não deixa com isso de demorar mais de 450 anos para se desintegrar na natureza.
  Diante desse estudo , podemos nos sentir menos pusilânimes em nossas atitudes com relação à natureza?
No no no...

Mas,  embora fique provado que as tais sacolinhas de plástico são menos prejudiciais que outros materiais, isso não lhe dá autonomia sobre a natureza, que ainda assim se ressente do descaso humano. 
O  plástico continua  sendo um dos  o grandes vilões nos rios, nos mares, nas florestas, onde vemos peixes e aves se intoxicando com seus conteúdos.
Há muito a ser feito ainda nesse sentido.

Precisamos refletir sobre que mundo queremos viver, deixar para nossos filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos e em que contexto podemos ou não utilizar materiais plásticos e como usá-los da melhor forma, com conscientização suficiente para que não interfiram,  como tem interferido atualmente,  no desenvolvimento da natureza e prejudicar o meio ambiente.
Prova disso é o mar de lixo que fica  no oceano Pacifico e que podemos ver nesse video ai acima.
Por: Vera Lee

2 comentários:

Bitah Bad disse...

Mais do que nunca, devemos nos reeducar, para com o meio ambiente, a sociedade, e com a gente mesmo, é preciso uma ação em massa,uma mudança de comportamento radical o quanto antes!

Seu blog é muito interessante, parabéns!

http://jeitodabitah.blogspot.com/

http://deaazebra.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, o tema não poderia ser mais atual. To seguindo, passa no meu e se gostar me segue tb, comenta lá:

Portal NetFun

Entre e Divirta-se:

http://www.portalnetfun.blogspot.com