sexta-feira, janeiro 20, 2012

Solução para geladeiras verdes estava no micro-ondas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/01/2012
Solução para geladeiras verdes estava no micro-ondas
A receita fica pronta na forma de aglomerados do tamanho de ervilhas, com propriedades termoelétricas superiores às dos materiais atuais. [Imagem: Rensselaer/Ramanath] 
Inventando na cozinha
Os matreriais termoelétricos são as grandes promessas para a criação de geladeiras de estado sólido e aparelhos de ar condicionado tão finos quanto uma TV de LED.
Materiais termoelétricos convertem eletricidade em uma ampla gama de temperaturas - do muito quente até o gelado.
Embora já existam geladeiras baseadas nesse princípio há décadas, elas são pequenas e ineficientes, não conseguindo concorrer com ossistemas de refrigeração baseados em motores e compressores.
Isso acontece porque os materiais termoelétricos disponíveis hoje são caros, por serem difíceis de fabricar em grandes quantidades, além de não possuírem uma combinação adequada de propriedades termais e elétricas.
Mas a solução já estava na própria cozinha - mais especificamente, em um forno de micro-ondas comum.
Receita termoelétrica
Engenheiros do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, descobriram uma técnica para criar materiais termoelétricos nanoestruturados que são muito mais eficientes e podem ser fabricados em grandes quantidades, potencialmente baixando seu custo.
A chave da descoberta está em uma técnica muito usada na microeletrônica, chamada dopagem, que consiste na adição de uma substância-traço em outra substância hospedeira.
Depois de adicionar pequenas quantidades de enxofre ao seu material, os pesquisadores puseram-no para cozinhar por alguns minutos em um forno de micro-ondas comum.
A receita fica pronta na forma de aglomerados do tamanho de ervilhas, com propriedades termoelétricas superiores às dos materiais atuais, que são muito mais difíceis de fabricar.
"Nossa descoberta tem verdadeiramente potencial para transformar a paisagem tecnológica da refrigeração, com um impacto real sobre nossas vidas," comemora Ganpati Ramanath, coordenador da pesquisa.
Além de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, a nova tecnologia poderá ser usada para resfriar processadores de computador.
Bibliografia:

A new class of doped nanobulk high-figure-of-merit thermoelectrics by scalable bottom-up assembly
Rutvik J. Mehta, Yanliang Zhang, Chinnathambi Karthik, Binay Singh, Richard W. Siegel, Theodorian Borca-Tasciuc, Ganpati Ramanath
Nature Materials
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/NMAT3213

Nenhum comentário: