quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Empresa espanhola inaugura torre de energia solar em formato de Tulipa

fonte: ciclo vivo
 
A empresa de tecnologia AROA inaugurou recentemente a sua segunda torre de energia solar na Espanha. Além da diferença estética do equipamento, que se parece com uma Tulipa, o sistema também proporciona maior eficiência na produção da energia e reduz a quantidade de água necessária para o seu funcionamento.
Apelidada de Tulip Solar, a central se destaca em meio à paisagem, por seu perfil elegante, feito inteiramente de cobre, que deixa a estética muito diferente das tradicionais fazendas solares. É de se imaginar que tamanha inovação a deixa menos competitiva financeiramente, porém o arquiteto do projeto, Haim Dotan, esclarece que o projeto não custou mais caro, apenas foi mais trabalhoso.
O sistema funciona através de unidades compactas interligadas. Cada um desses módulos é capaz de gerar cem quilowatts e podem ser conectados juntos em uma rede. Ao redor da torre principal de 35 metros de altura, estão 50 espelhos, que acompanham o sol e direcionam os raios e o calor para o interior de uma lâmpada com mil graus Celsius.
Ao invés de usar o vapor convencional para movimentar a turbina, o sistema utiliza o ar expandido, que é forçado através da turbina e gera eletricidade. O processo utiliza apenas 8% da água que é normalmente utilizada em processos do tipo.
Para garantir o abastecimento constante, o Tulip Solar é híbrido. Assim, durante a noite ele pode funcionar a partir de combustíveis alternativos, usados para alimentar a micro turbina.
O projeto começou a ser idealizado nos anos 80, pelo professor Jacob Karni, do Instituto Weizmann. A primeira mini-turbina foi instalada em Kibbutz Samar, Israel, em janeiro deste ano. E, agora a empresa, que tem sede em território israelense, comemora a segunda construção. Além de produzir energia, o sistema será testado no processo de dessalinização da água. 



 http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php

Nenhum comentário: