quarta-feira, março 28, 2012

EUA – Homem desfigurado por tiro ganha novo rosto após 15 anos

REUTERS/University of Maryland Medical Center/Handout

REUTERS/University of Maryland Medical Center/Handout / Fotos de Richard Norris antes do acidente, com o rosto desfigurado e após o transplante de face  

Após 15 anos usando uma máscara e vivendo em reclusão, um norte-americano de 37 anos da Virgínia, que ficara desfigurado após um acidente com arma, recebeu um novo rosto, nariz, dentes e mandíbula. Segundo médicos da Universidade de Maryland, foi a cirurgia de transplante de face mais abrangente já realizada.Richard Lee Norris, de Hillsville, se recupera bem após a cirurgia, realizada na semana passada. Ele já começa a sentir o rosto e já escova os dentes e faz a barba, informou o Centro Médico da Universidade de Maryland na terça-feira. Ele também recuperou o sentido do olfato, que havia perdido após o acidente.  

Norris, que foi selecionado de um grupo de cinco candidatos à cirurgia, vivia recluso e fazia compras à noite. Segundo o médico Eduardo Rodriguez, que coordenou a cirurgia, Norris espera ter sua vida de volta.

"É uma experiência surreal olhar para ele. É difícil não fixar o olhar. Antes, as pessoas costumavam olhar fixamente para Richard porque ele usava uma máscara e elas queriam ver a deformidade", disse Rodriguez. "Agora, elas têm outra razão para olhar para ele e isso é incrível."
A cirurgia, que durou 36 horas, foi a mais abrangente já realizada porque incluiu o transplante de dentes, das mandíbulas superior e inferior, um pedaço da língua e todo o tecido facial do couro cabeludo até a base do pescoço, disse Rodriguez.
Este foi o 23º transplante de face desde que os médicos começaram a fazer o procedimento, sete anos atrás. O primeiro ocorreu na França, em 2005, em uma mulher que fora atacada por seu cão. A Clínica de Cleveland realizou a primeira operação de transplante facial nos Estados Unidos em 2008. 
 As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: