sexta-feira, abril 06, 2012

ONU marca Dia Mundial da Saúde alertando para dieta de qualidade

A data comemorada, neste 7 de abril, coincide com o aniversário da Organização Mundial da Saúde, OMS, fundada em 1948; tema deste ano promove qualidade de vida.

Boa nutrição contribui para qualidade de vida
Camilo Malheiros Freire, da Rádio ONU em Nova York.*

Neste sábado, 7 de abril, o mundo comemora o Dia Mundial da Saúde e o aniversário da Organização Mundial da Saúde, OMS, fundada em 1948.
Este ano, o tema escolhido foi "A Boa Saúde Adiciona Vida à Idade", que  destaca não só a longevidade, mas também a qualidade de vida. Segundo a agência da ONU, os bons hábitos alimentares contribuem para uma terceira idade saudável e produtiva.
China
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou a terceira idade em mensagem ao Dia Mundial da Saúde. Ele lembrou que "no meio do século passado, havia apenas 14 milhões de pessoas com 80 ou mais anos de idade. Até 2050, haverá quase 400 milhões nesta faixa etária, 100 milhões delas na China."
Nesta entrevista à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, a nutricionista Inês Rugane, falou sobre os desafios de uma vida longa.
"O tema é muito oportuno e muito bem escolhido. A gente conseguiu expandir o tempo de vida, mas a gente ainda não conseguiu expandir o tempo de vida plena."
A especialista disse que as práticas alimentares fazem parte de uma herança cultural que, às vezes, é difícil de adaptar a costumes mais saudáveis.
Qualidade de Vida
"E um ponto central é a questão da alimentação e da nutrição. Ela é fundamental, básica e imprescindível, para garantir qualidade de vida e plenitude. É ela que vai não só prevenir doenças. A alimentação e a nutrição são muito mais do que isso: a forma como os alimentos são produzidos; a forma que a gente escolhe para consumir esses alimentos; o tipo de impacto que a gente gera no ambiente em função dos nossos sistemas alimentares. Tudo isso tem a ver com saúde."
Um informe sobre o Dia Mundial da Saúde 2012 reavalia dados sobre o envelhecimento para que fique mais fácil entender os desafios para os idosos.
O documento descreve ações que governos e sociedades devem tomar para promover uma terceira idade mais ativa e saudável.
Apresentação: Leda Letra.

Nenhum comentário: