sábado, setembro 08, 2012

SOS Energia Solar e as Renováveis

As mudanças climáticas estão acelerando, mas há um luminoso raio de esperança: a energia limpa está bombando, produzindo quase 20% da eletricidade mundial! Inacreditavelmente, os EUA e a União Europeia estão ameaçando sufocar esse avanço -- mas juntos podemos impedí-los. 

Na última década, o governo chinês investiu bilhões em energia solar, fazendo o preço dos painéis despencar e fazendo a tecnologia limpa e verde ser quase tão barata quanto os combustíveis fósseis sujos. Mas os EUA e a União Europeia, que dão bilhões em subsídios dos contribuintes para energia fóssil, estão prestes a provocar uma nova alta dos preços aoimpor tarifas à China, e agora a China ameaça retaliar. Uma guerra aberta comercial está sendo gestada que poderiamatar a imprescindível revolução da energia verde

Os EUA e a União Europeia irão tomar uma decisão agora. A maior parte da indústria de energia solar é contra as tarifas, e é neste momento que um apoio gigante do público pode fazer a diferença. Assine essa urgente petição para salvar a energia solar – se chegarmos a 500.000 assinaturas, a Avaaz fará um pedido formal na Comissão de Comércio Internacional dos EUA e junto ao Comissário Europeu do Comércio para pedir negociações, não tarifas: 

http://www.avaaz.org/po/a_ray_of_hope_on_climate/?bcEZTab&v=17661 

A China tem um histórico de direitos humanos e meio ambiente pobre, e sua estratégia de inundar o mercado global com produtos subsidiados pode ser considerada agressiva demais. Mas a resposta correta para isso não são tarifas, e sim investimento. Enquanto a China, União Europeia e Estados Unidos repassam bilhões de dólares para as indústrias de carvão e petróleo para destruir nosso planeta, a China também está facilitando grandes empréstimos e subsídios para a indústria de energia solar. Isto é exatamente o que outros governos não conseguiram fazer

Após a falência de uma série de fabricantes de tecnologia solar dos EUA e UE, alguns lobistas estão pressionando políticos a culparem a China, em vez de seus próprios subsídios insuficientes e inadequados. Algumas pessoas alegam que o mercado de trabalho doméstico está ameaçada pelos painéis de baixo custo chineses, mas na verdade é o oposto – especialistas preveem que as tarifas custariam 60.000 empregos apenas nos Estados Unidos. A grande maioria dos empregos no setor de energia solar fora da China são para instalação e serviços de paineis, não a produção. Portanto,painéis mais baratos significam mais trabalho e mais empregos. E menos mudanças climáticas

Hoje, o comissário de Comércio da UE deu início a uma investigação sobre as tarifas e os processos dentro da CCI dos EUA já começaram. Declarações por escrito em ambos os órgãos devem ser enviadas em alguns dias para serem analisadas. Estamos numa corrida contra o tempo para esverdear nossas economias e prevenir as catastróficas mudanças climáticas. O sucesso chinês em tecnologia verde pode ser o catalisador perfeito para que o resto do mundo aumente a produção dessa tecnologia e derrube os preços de forma sustentável. Vamos garantir que os EUA e a UE não destruam nosso raio luminoso de esperança:

http://www.avaaz.org/po/a_ray_of_hope_on_climate/?bcEZTab&v=17661 

No mundo que a maioria das pessoas quer, nossos governos incentivariam a energia limpa e não os repasses de nossos impostos para poluidores que fazem lucros históricos ao sujar nossa terra, ar e águas, e ao destruir nosso planeta. Hoje, podemos salvar a energia solar e dar um passo adiante para o futuro. 

Com esperança, 

Iain, Joseph, Alice, David, Julien, Emma, Ricken e toda a equipe da Avaaz 

3 comentários:

Anônimo disse...

Energia solar já é viavel:
http://www.youtube.com/watch?v=yhuxiin-Mcs

Vera Lee disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Lee disse...

dorei Anonimo.
Vi o vídeo e achei muito bom.
Iniciativas como essa e a nova lei que entra em vigor agora em Dezembro farão enorme diferença e em breve acredito estará mais popular a energia solar, ao alcance de todos.É muito importante cada lar, cada escritório, cada industria ou comércio ter acesso o mais breve possível, pois a economia que vai gerar é enorme, e é disso que precisamos nos precaver, pois o que sempre foi o maior "entrave" para a energia renovável, tanto a solar, como a elétrica, etc, foram os interesses financeiros de grandes potencias, grandes empresas, companhias petrolíferas e por ai afora. Nesse sentido que chamo a atenção para que fechemos com essa idéia até a vitória!