domingo, setembro 09, 2012

Carros Elétricos- Séculos de Conscientização - Será Agora?



Ao contrário do que normalmente se imagina o carro elétrico foi criado a muito tempo atrás. O primeiro automóvel foi na verdade a vapor no ano de 1769, mas com motor a combustível foi no ano de 1885 por Karl Benz e Gottlieb Daimler.
O primeiro carro elétrico foi construído por Robert Davidson Aberdeen por volta de 1837, e comercializado 1881, isto quer dizer antes mesmo do primeiro carro a combustível. No documentário Who Killed the Electric Car? (Quem Matou o Carro Elétrico?), tem imagens destes primeiros automóveis elétrico onde diz que a 100 anos atrás existia mais carros elétrico nas ruas do que carros a gasolina.
E mais...
O ônibus foi criado por engenheiros renomados como Thomas Edison e circulavam entre Paris e Versailles.(veja imagem número 1)
Em 1899 Camille Jenatzy de origem belga criou o primeiro veículo movido a baterias a ultrapassar a velocidade de 100 km por hora. (veja a imagem número 2)
Já em 1904 um terço dos carros das grandes cidades dos Estados Unidos eram movidos a bateria, eles eram mais fáceis de guiar e menos barulhentos, sendo atrativo para as mulheres, a mais famosa delas Clara Ford, mulher de Henry Ford. 
Por ironia Henry Ford cria o conceito de linha de montagem no ano de 1913 (veja a imagem número 3), para o modelo T e assim vira o jogo para o campo dos veículos a gasolina e vence a corrida contra os carros elétricos, com a inovação de Henry os veículos passaram a custar três vezes menos dos que os elétricos.

De lá para cá foram criados inúmeros carros elétricos, como o EV1 da GM (1996), o Toyota Prius (1997) e muitos outros. Em 2008 a GM começou a popularizar uma nova onda de carros elétricos com a fabricação do Volt. Em 2009 Barack Obama anunciou subsídios para fabricar nos Estados Unidos pelo menos 1 milhão de carros elétricos até 2015.

Imagem número 1


Imagem número 2


Imagem número 3
Fonte:  Época Negócios, ano 4 / dezembro 2010 / nº 46

Nenhum comentário: