sábado, julho 06, 2013

Estudantes desenvolvem sistema capaz de gerar energia através de tênis

junho 6, 2013 by Kauê Francischelli in +POP, Curiosidades, Engenharia, Mecânica, Tecnologia with 0 Comments
pedipower-blog-da-engenharia
Alunos responsáveis pelo projeto. Foto: Jeff Fitlow.

Quatros futuros engenheiros mecânicos da Rice University em Houston, nos Estados Unidos, desenvolveram um tênis capaz de gerar e armazenar energia através do movimento humano. Para atingir tal finalidade, a empresa Cameron International, que trabalha fornecendo equipamentos de fluxo e sistemas, os desafiou e incentivou a sua criação. O projeto servirá como base para os alunos concluírem seus curso


Como já havia uma patente de um dispositivo que gerava energia através do movimento dos joelhos, os alunos se concentraram em desenvolver um dispositivo capaz de gerar e armazenar energia através dos movimentos no calcanhar. Tal escolha se deve ao fato que, ao se movimentar, grande parte do peso humano é exercida nesta região.

julian-blog-da-engenharia
Julian Castro, um dos alunos participantes do projeto. Foto: Jeff Fitlow.


Em seus testes, o protótipo se demonstrou capaz de gerar em média 400 miliwatts, o suficiente para carregar uma bateria ligada a um regulador de tensão contínua.

O dispositivo é a primeira região de contato com o solo ao se dar um passo. Um braço de alavanca é então acionado, ligado a uma caixa de engrenagens, que substitui grande parte da sola do tênis. Logo após, há um motor na região externa do tênis, que é capaz de gerar a eletricidade, recarregando uma pequena bateria, por exemplo.

jeff-blog-da-engenharia
Foto: Rice University.


As grandes metas atuais para os alunos neste outono se encontram em aperfeiçoar os materiais utilizados em sua criação, reduzindo ainda mais o seu tamanho e possivelmente aumentando sua potência gerada, possibilitando ao projeto se tornar cada vez mais um produto comercial, podendo realizar recargas de diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, tablets, iPhones, dentre outros.

A empresa Cameron International, realizou uma parceria com o Instituto do Coração do Texas, com a finalidade de aplicar sua experiência em movimento de fluídos, para uma nova geração de bombas cardíacas artificiais. Segundo Carlos Armanda, um dos alunos responsáveis pelo projeto, “só o fato de que você está contando com o movimento humano para alimentar algo que é fundamental para a sua vida é um pouco assustador”.

Veja como funciona:

Nenhum comentário: