terça-feira, julho 05, 2011

Descoberta maior corrente elétrica do Universo

"Um jato cósmico a dois bilhões de anos-luz de distância está transportando a mais alta corrente elétrica já observada pelo homem: 1018 Ampères, ou um exa-Ampère."

A fonte de um jato emanando da galáxia 3C303 (ponto vermelho no centro da imagem) tem uma corrente de 1018 Ampères.[Imagem: Leahy/Perley e Kronberg et al.]

Raio cósmico

Estima-se que isso seja equivalente a 1 trilhão de raios que caíssem simultaneamente. Com a diferença que a corrente cósmica não tem a velocidade de um relâmpago: ela é estável e duradoura.
Philipp Kronberg e seus colegas da Universidade de Toronto, no Canadá, mediram o alinhamento das ondas de rádio ao longo de uma galáxia conhecida como 3C303, que possui um jato gigante de matéria sendo disparado a partir de seu centro.
Eles observaram uma súbita mudança no alinhamento das ondas de rádio que coincide com o jato.
"Esta é uma assinatura inequívoca de uma corrente," disse Kronberg.

Buraco negro colossal

A equipe acredita que a corrente está sendo gerada pelos campos magnéticos de um buraco negro colossal no centro da galáxia.
Esse raio galáctico é forte o suficiente para iluminar o jato de matéria e dirigi-lo através dos gases interestelares por uma distância de 150.000 anos-luz.
Bibliografia:

Measurement of the Electric Current in a KPC-scale Jet
Philipp P. Kronberg, Richard V.E. Lovelace, Giovanni Lapenta, Stirling A. Colgate arXiv
7 Jun 2011
http://arxiv.org/abs/1106.1397
site.: www.inovacaotecnologica.com.br
Postar um comentário