quarta-feira, julho 06, 2011

Gerador Eólico em casa. Já é possivel?


Talvez, que num futuro não tão distante assim, possamos ter no quintal de nossas casas ou telhados, melhor posicionando como a necessidade de cada um.
Porque esses meios energéticos não são alardeados aos quatro ventos?  As turbinas movidas pela força dos ventos (eólicas) são uma fonte limpa e renovável de energia, porém não constam como prioridade nos planos oficiais de geração energética, segundo pesquisa do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. A capacidade atual instalada é de 1 Gigawatt (GW), o que representa apenas 0,88% do total da energia disponível no Brasil. O trabalho da pesquisadora Juliana Chade mostra que os planos existentes podem aumentar essa capacidade para 6 GW até 2019, muito abaixo do potencial eólico do país, estimado em 143 GW, segundo informações da Agência USP.
Mas temos surpresas agradáveis no caminho, pois depende exclusivamente de cada um de nós, que essa energia limpa e ao alcance ainda de uma minoria, mas tudo que tem interesse e procura acaba tendo uma oferta de mercado compativel com a demanda.
O que eu falo aqui é de toda uma nova realidade que podemos ir nos habituando a no minimo pensar num mundo onde o sustentável será parte integrada de nosso dia a dia, porque atravessamos um periodo em que estamos tendo que nos defrontar com o "lixão" que está extrapolando seus limites e teremos de tomar uma atitude cada vez mais consciente e premente frente ao que nos cerca.
É hora de arrumar todo esse lixo gente!
E as formas de agir  estão surgindo ai, cada vez mais limpas e poderemos ir fazendo assim, essa revolução silenciosa de formiguinhas que trabalham pelo bem comum.
Exemplo disso é a Martifer, que está investindo 300 milhões em 4 parques eólicos no nordeste do Brasil.:

"A Martifer, em declarações ao jornal Oje, afirmou que irá investir 300 milhões de reais na construção de quatro parques eólicos no nordeste do Brasil, operação que irá contar com a parceria do Banco Santander Brasil, informou o presidente executivo do grupo.
O presidente executivo do grupo Martifer, Jorge Martins, adiantou que os parques terão uma potência instalada 90,3 megawatts tendo, de acordo com o contrato realizado, de estar em funcionamento até Julho de 2012.
O estado do Ceará irá receber dois parques eólicos enquanto que os restantes serão situados no estado do Rio Grande do Norte. A sua localização visa aumentar significativamente a capacidade eólica instalada da Martifer no Brasil, que é actualmente de 14 megawatts.
Jorge Martins acrescentou que a parceria entre a Martifer Renováveis, empresa do grupo Martifer para o sector de energias renováveis, e o Santander Brasil terá ainda de receber luz verde das autoridades brasileiras para avançar com o projecto."
São exemplos assim que devemos seguir, aplaudir, incentivar, pois só assim conseguiremos realizar esse mundo melhor que todos sonhamos e que está ao nosso alcance, do seu e do meu.Do nosso.
basta exigir esse direito que todos temos.
Por: Vera Lee

Nenhum comentário: